2.23.2011

Alfredo Maia

Alfredo Maia iniciou a actividade jornalística em Janeiro 1981 no “Primeiro de Janeiro”, foi neste jornal que iniciou também a actividade sindical ao integrar a comissão de trabalhadores. No primeiro de Janeiro fez também parte do conselho de redacção em mandatos sucessivos.
Colaborou ainda de forma não regular em vários órgãos de comunicação social, como a Sábado, o Jornal, ou Jornal Ilustrado ou a Rádio Nova.
Actualmente é jornalista no Jornal de Notícias, do qual foi coordenador da secção de sociedade em 2000, é membro desde há vários anos do concelho de redacção e foi eleito delegado sindical do jornal.
É ainda membro suplente da comissão de apelo da comissão de carteira profissional de jornalista, integra ainda a comissão de conciliação da associação de jornalistas e homens de letras do porto.
Debruça-se sobre várias áreas do jornalismo, mas inerente às funções de presidente do sindicato, dá maior atenção à deontologia e à economia do jornalismo.
Autor do blogue nave dos dias, onde dá relevo aos temas da actualidade, mas também às questões ligadas ao jornalismo
É da opinião de que o jornalismo actual está demasiado voltado para o lucro, o que não é positivo, pois as grandes empresas de comunicação, através de um controle mais ou menos evidente, transmitem aos consumidores uma ideia de obscuridade nos media, quando a clareza e verdade são princípios básicos do jornalismo.
Tem outras opiniões vincadas sobre questões ligadas à profissão e ao jornalismo, como a liberdade de imprensa, os grandes grupos económicos ou o ensino, mas essas opiniões são o tema da conferência.

Sem comentários:

Enviar um comentário